Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Amor X Paixão

por Rosana F. | 13/10/2009 De um lado o amor, do outro a paixão - que vença o melhor!



Amor x Paixão


Estádio lotado, torcidas em festa. Vai começar a partida. De um lado, o amor - forte, tranqüilo, constante, com jeito de que dura para sempre. Do outro, a paixão - intensa, eletrizante, quente, com ares de que acabou de sair do forno. Que vença o melhor!

O senso comum diz que o amor é duradouro e a paixão, efêmera. Para a usuária do Bolsa Dani Gaúcha, o amor é mais importante do que a paixão. Ela namora há mais de quatro anos e com o namorado aprendeu o que é amor de verdade. "Não fui perdidamente apaixonada por ele, nem no início, como fui com outros. Mas ele tem o melhor beijo que já provei, é a melhor companhia que já experimentei, me ama com todos os defeitos que tenho, que são muitos, me apóia e aconselha. Eu pensava que precisava estar queimando de paixão para casar, mas descobri que não é isso, que se precisa de amor", conta Dani, valorizando a cumplicidade e a confiança em uma relação.


“O amor acontece quando a gente deixa de esperar o príncipe e começa a lidar com o sapo”
  
Amor 1 x 0 Paixão

Dani garante que o amor tem várias vantagens: "Se o seu amor ficar doente, você não acha ruim sair correndo pra ficar com ele. E quando se encontram, você tem certeza que ele não vai deixar de gostar de você porque está horrorosa. Tudo é muito bom: calma, paz, silêncio confortável, dormir abraçadinho e estar do lado de um cara que te faz ser melhor do que você é, porque está sempre te apoiando e dando idéias. Isso é o que a gente precisa", diz ela, que nunca mais passou pela ansiedade de ficar esperando o carinha da balada ligar.

Faça o teste do amo: Você se arrisca no amor?



Amor 2 x 0 Paixão


Depois de tomar o primeiro gol, a Paixão sente o golpe - arrasta-se pelo gramado. A atacante e usuária do Bolsa Lisandrita está na área e marca mais um pelo Amor. "O meu casamento é baseado num amor daquele que nós dois sabemos que queremos envelhecer um com o outro. Foi assim desde o começo. Somos super parceiros, companheiros de jornada e não dois amantes desenfreados buscando o prazer eterno - apesar de nos darmos super bem sexualmente, sexo não é prioridade na nossa vida, mesmo realizando dia sim, dia não", conta ela.

Lisandrita dedica o gol ao maridão. "Depois que o conheci, eu entendi a diferença entre ‘paixão' e ‘amor'. Eu acho que é justamente aí que a maioria das pessoas erra: casa achando que a paixão vai durar para sempre. Não é assim. Meu marido e eu enfrentamos obstáculos, que sempre existem. Só que a gente supera com muito carinho e diálogo. Isso é amor, não é mais paixão - aquela coisa de pensar 24 horas no Fulano e viver como se fosse um conto de fadas", defende ela, argumentando que é preciso maturidade para viver um grande amor.


Amor 2 x 1 Paixão


Quando parecia que o Amor ganharia de lavada da Paixão, entra em campo Anjo, usuária do Bolsa, camisa 10. Ela está casada há mais de oito anos, conhece o marido há quinze e nunca deixou de sentir os arrepios de uma paixão adolescente. "Sinto borboletas na barriga quando sei que vou chegar em casa e vou encontrá-lo. A paixão existe até hoje", diz ela, que dá a receita: "Temos que ser tolerantes, respeitar o espaço e o momento de cada um, ser amigos, companheiros e não deixar o sexo cair na rotina. Temos que estar sempre inovando", enumera Anjo, defensora da ideia de que todo mundo precisa encontrar um parceiro por quem sinta uma paixão eterna. "Para mim, quem se apaixona aqui, outra hora ali etc é porque ainda não encontrou a pessoa certa!", diz ela.

Segundo a psicóloga Mariana Mattos, a paixão faz parte de um momento inicial em que o casal está se conhecendo: "Há muitas idealizações de parte a parte. Além disso, é uma fase em que um tenta mostrar ao outro o que tem de melhor. O outro, por sua vez, só consegue enxergar o que é bom. Ou seja: enquanto um tenta ser o mais agradável possível, o outro releva pequenas coisas que não relevaria em outro momento", explica.

Para a psicóloga, o amor parte de dados mais reais. "O amor acontece quando a gente deixa de esperar o príncipe e começa a lidar com o sapo! Todos nós, seres humanos, somos sapos com defeitos e qualidades", afirma Mariana, acrescentando que o amor é mais consistente. Comparando um ao outro, a psicóloga pondera que não dá para eleger um sentimento melhor e outro pior. "A paixão pode ser uma grande curtição, mais fácil, mais gostosa. Isso se for correspondida, senão vira um tormento", lembra ela, para quem o amor envolve mais segurança.

Mariana é contra dizer que a paixão dura um número "x" de meses ou anos. "Se tudo der certo, a paixão se transforma em amor. O desejo de todos é que a paixão renasça várias vezes ao longo de um relacionamento, pois dessa forma temos o melhor de cada sentimento: a emoção de um e a segurança do outro", finaliza.

Bolsa de Mulher

Um comentário:

Anônimo disse...

ஐ◘Boa tarde◘ஐ

Passando para deixar meu carinho e
lhe desejar um belo fim de semana!

Beijoss fica com Deus!

Postar um comentário

Comente!!! s2

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.