Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Você sabe pentear seu Cabelo?

 
Escovas e pentes
Liso, ondulado, crespo: para cada cabelo, um produto ideal. Confira!




Muitos são os produtos básicos que não podem faltar na bolsa de uma mulher: batom, delineador, máscara para cílios e - talvez o mais indispensável objeto - a escova! Afinal, quem gosta de sair por aí desfilando com os cabelos soltos ao vento? Além de manter as madeixas no lugar, uma boa escovação é questão de higiene! "O ato de pentear limpa os fios. Ao tomarmos banho, não lavamos o cabelo, que é composto de células mortas. O que se lava é o couro cabeludo. Logo, a escovação é responsável por trazer a oleosidade e as proteínas da raiz às pontas e por retirar as impurezas que se acumulam ao longo do dia", revela a terapeuta capilar Patrícia Maciel. Com a escova correta é possível deixar o cabelo mais vistoso, com brilho e aspecto limpo. A questão é achar, em meio a tantas ofertas, a ideal para o seu cabelo.


“Pentes com dentes finos e cabo comprido são ideais para dividir mechas na hora de fazer hidratação, tintura ou alisamento. Já, os pentes largos, com 'dentões', são para desembaraçar os fios molhados após a lavagem”

De acordo com o consultor técnico da Condor, Gennaro Preite, atualmente existem no mercado 700 modelos de escovas e pentes de diferentes formatos, tamanhos e materiais. Como, então, saber o que melhor se adequa a você? Comecemos pela diferença básica entre pentes e escovas. "As escovas servem para alisar e modelar o cabelo. Se dividem em diferentes diâmetros e materiais. Os pentes são para desembaraçar, para cortes e acabamentos em penteados", explica o hair stylist Carlos Magno, diretor da academia para estilistas cabeleireiros que leva seu nome.

Qual é o pente que te penteia?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um simples pente - sim, aquele artefato de plástico fininho com dentes que você possui na gaveta do armário do seu banheiro e que, talvez, nem use - se sofisticou e ganhou versões mais modernas e funcionais, como os pentes de silicone, de fibras de carbono, e os ionizados. Vamos a cada um deles.

Os pentes podem ter dentes finos ou espaçados. Segundo Gennaro Preite, "pentes com dentes finos e cabo comprido são ideais para dividir mechas na hora de fazer hidratação, tintura ou alisamento. Já, os pentes largos, com 'dentões', são para desembaraçar os fios molhados após a lavagem". Mas ele faz uma alerta: cabelos muito crespos não conseguem ser desembaraçados com esses pentes, ainda que sejam muito largos. "Nesse caso, o ideal é que se recorra à escova jacaré, que tem as cerdas bem separadas entre elas", diz Gennaro. Algumas ainda possuem bolinhas nas pontas que massageiam o couro cabeludo e distribuem a oleosidade retida no couro cabeludo. Assim como as escovas, existem, os pentes jacarés. Eles possuem dentes em formato de flechas, capazes de escovar em ziguezague, eliminando marcas que ficam no cabelo após a chapinha e a escova, além de devolverem o aspecto mais natural às melenas.

Com o desenvolvimento tecnológico já é possível encontrar no mercado inovações, como os pentes ionizados e com fibras de carbono. "Eles são ideais na aplicação da prancha. Suportam até 220º e não derretem com o calor da chapinha", revela Preite. Esses mesmos íons ainda são capazes de eliminar o indesejável efeito frizz, selando as cutículas e devolvendo o brilho natural ao cabelo.

Esquecido há alguns anos, o pente garfo voltou a moda e já pode ser visto em muitas prateleiras. Surgido na década de 70, em pleno movimento Black Power, a ferramenta é ideal para dar volume às madeixas. "O garfo sumiu com a moda dos relaxamentos, alisamentos e escovas progressivas, mas retornou fazendo a cabeça de muitos artistas e cantores, como Negra Li, Vanessa da Matta. Através de sua introdução dentro do cabelo, é possível soltar os caracóis, fazendo com que o crespo adquira um armado bonito", orienta Gennaro.

Por fim, os modelos de pentes que possuem de um lado dentes mais espaçados e do outro dentes mais unidos são os chamados pentes de corte. Os dentes mais largos servem para cortes exatos, como os feitos em cabelos de crianças. E os espaçados, para cortes mais ousados, como em camadas e repicados.

Quanto ao material, os pentes podem ser de plástico, silicone, madeira e fibras de carbono. Enquanto os de plástico oferecem resistência, os de silicones são mais flexíveis. Já os pentes de madeira e fibras de carbono eliminam os fios arrepiados.

Com os cabelos corretamente desembaraçados, é hora de escolher a escova.

bolsa de mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!!! s2