Pesquisar este blog

sábado, 3 de outubro de 2009

Ano Novo, Pele renovada!






TUDO OQ AGENTE PRECISA

Por Daniela Pessoa




Como a nossa pele sofre! Poluição, impurezas que vão se acumulando, má alimentação, oscilação hormonal, oleosidade... Tudo isso ajuda a obstruir os poros, dando o resultado que já conhecemos – e abominamos – de longa data: cravos, espinhas, miliuns (bolinhas de sebo), falta de viço e de sedosidade. Por isso, de tempos em tempos é bom dar aquela faxina caprichada para renovar a pele e, de quebra, o astral! Nada melhor do que o fim de ano para isso, não é verdade? Depois de uma boa limpeza de pele, chegue em 2009 completamente renovada e, é claro, linda.

Apesar de ser mais recomendada para peles mistas e oleosas, a limpeza pode ser feita em qualquer tipo de pele. Mas se você estiver fazendo algum tratamento dermatológico com ácido, não se esqueça: é preciso interrompê-lo entre cinco e seis dias antes da limpeza para não deixar a pele sensibilizada e suscetível a manchas mais profundas.

Leia o resto... clique no título do post!



As sessões nas clínicas de estética costumam durar, em média, duas horas, obedecendo o passo-a-passo abaixo para que seja eficaz e não deixe marcas. Portanto, se você for se aventurar a fazer a limpeza sozinha, em casa, atenção redobrada!

1) Higienização

O primeiro passo é a assepsia completa da pele, usando produtos bactericidas, seja um tônico ou um leite de limpeza. Também é importante usar o demaquilante para retirar toda a maquiagem.

2) Esfoliação

Feita com cosméticos que contenham grânulos esfoliantes, essa etapa é essencial para remover as células mortas e afinar a parte mais superficial da pele.

3) Vaporizador ou cosmético emoliente

Máscaras emolientes ou algodões com cosmético de mesmo princípio são colocados na pele para amolecer os cravos. Outra opção também é o vaporizador, aparelho que solta um vapor quente, dilatando os poros e facilitando a limpeza. “Devemos esperar de 10 a 15 minutos para prosseguir e começar, efetivamente, a retirada dos cravos”, destaca a dermatologista Kátia Castello Branco, da Clínica Dermatológica da Barra, no Rio.

4) Extração

Agora sim, hora da faxina! A limpeza pode ser feita de forma manual ou com um aparelho que dispensa os dedos para espremer os cravos. De qualquer forma, comedões e miliuns precisam ser retirados com uma agulha bem fina, esterilizada, pois encontram-se mais incrustados na pele.

“Na limpeza de forma manual, é importante utilizar luvas estéreis ou algodão nas pontas dos dedos para evitar a contaminação da pele por agentes externos”, afirma Fernanda Scovino, fisioterapeuta dermato-funcional e diretora do Espaço Solaris, no Rio. Ela frisa, também, que não se deve mexer nas espinhas acne), porque podem inflamar ainda mais.

5) Finalização

Após a limpeza, é aplicado um tônico e feita uma massagem que funciona como drenagem para acalmar a pele e tirar o inchaço. “Logo a seguir, coloca-se uma máscara hidratante para peles normais ou neve carbônica para peles mistas, oleosas e com acne”, explica a dermatologista Kátia Castello Branco. Por fim, vem a camada de protetor solar, para você ficar protegida do sol.

Em algumas clínicas de estética são utilizados, ainda, um tipo de laser ou ultra-som para acalmar a pele, minimizando as marcas deixadas pela limpeza e a vermelhidão. Também se recorre a aparelhos de alta freqüência, como no Espaço Solaris, com o mesmo objetivo. “A alta freqüência ajuda os poros a voltarem ao tamanho normal, além de ser bactericida e fungicida”, explica a Fernanda Scovino, diretora do Espaço. Lá, a máscara de argila branca é outro recurso utilizado para acalmar a pele, depois da massagem de drenagem.

Dessa forma, quando bem feita, seguindo todos esses itens, as marcas deixadas pela limpeza de pele são superficiais e a vermelhidão desaparece em algumas horas. Mas, sabendo disso, nada de marcar a limpeza para os dias de festa. “É recomendado que as pessoas se submetam a ela mais ou menos uma semana antes do evento para o qual precisam estar impecáveis”, frisa Fernanda Scovino. E nem pensar em espremer cravos, espinhas ou o que for sem todos esses cuidados, porque aí sim você pode acabar ganhando uma bela de uma mancha na pele!

Feita a limpeza, evite pegar sol até três dias após o procedimento, porque a pele ainda está sensibilizada. Depois, é só manter o resultado! Continue usando o filtro solar diariamente, lave bem o rosto pela manhã e pela noite, faça esfoliação suave pelo menos uma vez por semana, retire a maquiagem antes de dormir e use sempre produtos específicos para o seu tipo de pele. “Para as mistas, oleosas ou com acne, o veículo ideal é o gel. Já para as peles normais, secas e menopausadas (de mulheres na fase pré ou pós-menopausa), indico loção cremosa ou cremes propriamente ditos”, recomenda a dermatologista Kátia Castello Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!!! s2